Realizamos o levantamento topográfico dos tanques de combustíveis para usinas e distribuidores de etanol e óleo diesel.
Para calcular o recalque, implantamos um ponto topográfico de nível com pino de aço na base de concreto do tanque, a cada 45º ou 90°. Esses pontos são nomeados em 0°,45°,90°,135°,180°,225°,270º e 315º.
Fazemos o monitoramento desses pontos de nível com pontos de uma poligonal topográfica fechada na primeira medição, com nomes A0, A1, A2 e A3 ou com a nomenclatura do tanque, caso haja vários tanques no local.Powered by Rock Convert
Após a poligonal fechada e calculada, a cota de todos os pontos ao redor do tanque será medida em relação aos pontos da poligonal. Para isso, a Estação Total deverá ser posicionada afastada do equipamento, de forma que tenha visibilidade para ao menos dois pontos do mesmo por vez.
Como é feita a medição de recalque
Utilizando o aplicativo “distância entre pontos”, ao medir um ponto do tanque e um ponto da poligonal, será mostrado na tela o valor de desnível. Esse valor deve ser anotado de forma clara em uma caderneta, contendo informações como: nome da obra, data da medição, porcentagem de líquido, nome do tanque, pontos visados e desnível. Essa anotação é fundamental e deve ser arquivada, porque será utilizada no relatório do laudo de recalque. O procedimento deverá ser repetido, conferindo as cotas de todos os pontos ao redor do tanque em relação a um ponto de poligonal.
Da segunda medição em diante, ou se seja, 25% em diante, não é necessário refazer a poligonal, e sim calcular o desnível do ponto conhecido para o ponto do tanque. Este é preenchido a 25% no nível máximo e a equipe topográfica é acionada mais uma vez para nova medição, monitorando se houve ou não algum recalque. A medição se repete com o tanque em 0%, 25%, 50%,75%, 100% e vazio novamente.
O laudo de verticalidade também é realizado, monitorando se houve mudanças na vertical do tanque. Por exemplo, se houve recalque lateral do equipamento, com certeza ocorre mudança em sua verticalidade;então esse monitoramento é realizado para que não comprometa sua estrutura e a finalidade. Caso seja encontrado algum recalque fora do normal, a equipe de engenharia será acionada para tomar as medidas exigidas.