Nós da Inovar Topografia realizamos o levantamento topográfico para planejamento de plantio de café.

Fazemos um levantamento planialtimétrico completo da área, com topografia convencional ou com o drone em áreas que são mais limpas (quando não há vegetação).

 Assim, no levantamento topográfico para planejamento de plantio de café é feita a definição das curvas mestras, realizamos também o projeto dos tiros de rua, que são os maiores alinhamentos da área para que o projeto tenha o mínimo de curvas possíveis.

Detalhes sobre o levantamento topográfico para planejamento de plantio de café.

Em alguns terrenos nos quais realizamos o levantamento topográfico para planejamento de plantio de café não trabalhamos com curvas de nível (descrita no material de terraplenagem).

Trabalhamos apenas com terraço de base larga que tem altura entre 80 cm e 1,20 metros, com uma base de até 10 ou 12 m de largura, assim temos maior aproveitamento da área, realizando ainda maiores tiros, curvas inteiras, e o trator consegue trabalhar em cima desse terraço.

Não há limite para o tamanho de área, mas a cada 3 ou 4 hectares é feito um carreador, de acordo com a consultoria do agrônomo, do administrador da fazenda ou do proprietário do imóvel.

No levantamento topográfico para planejamento de plantio de café levamos em consideração o tipo de solo e o índice de chuva local para definir se utilizaremos ou não as curvas de nível.

levantamento topográfico

Vantagem da não utilização das curvas de nível no levantamento topográfico para planejamento de plantio de café.

No levantamento topográfico para planejamento de plantio de café, avantagem de se utilizar as curvas de nível alinhadas aproveitando melhor o terreno é que se consegue trabalhar melhor com o maquinário.

Por exemplo, podemos citar a máquina de colher café, de fazer a pulverização, adubação, o arruamento, a varrição, em qualquer das etapas, reduzindo o número de manobras, diminuindo o valor em litros do consumo de óleo diesel e, consequentemente, ganhando tempo na hora de realizar cada etapa.

Por isso, para garantir a realização adequado do levantamento topográfico para planejamento de plantio de café é importante contratar uma equipe de topografia para o estudo completo da área no início da implantação do projeto de café.