Nós da Inovar Topografia e Geodésia também realizamos levantamentos topográficos para divisão de terras. O desmembramento de terras em nossa região, pode ser realizado em locais superiores á 20.000m² (2 hectares), onde o cartório estará de acordo com esse processo. Abaixo desse valor não será possível realizar o desmembramento, salvo se for seguido de uma aglutinação em outra gleba, em outra propriedade.

Processo de desmembramento de terras

No procedimento de desmembramento de terras, realizamos mapeamentos completos, georreferenciados, e protocolamos no SIGEF (Sistema de Gestão Fundiária).

Fazemos todos os cálculos de planilhas, memoriais descritivos, cartas de anuência, mapas com alto detalhamento, para que a área da propriedade rural possa ser calculada exatamente. Medimos onde será a divisa, caso já tenha sido decidida em campo pelos proprietários ou calculamos conforme a área negociada, herdada, onde se deseja realizar o desmembramento de terras. Quando a divisão se dá pela área, calculamos em escritório. Se for por perímetro, medimos quais são os itens em campo que definem essas divisas e calculamos a área por consequência da interseção desses pontos, ligando o perímetro e calculando a área definida.

Confeccionamos o memorial descritivo, identificando qual a área total, a descrição da área desmembrada e a área remanescente. Área remanescente é aquela área que sobrou após o desmembramento de terras, e a área desmembrada é a área que se deseja destacar da matrícula original.

Montamos todos esses produtos como planta, memorial descritivo, ART, requerimento de desmembramento de terras junto ao cartório, declaração de responsabilidade técnica; se for margeado por rio, terá declaração de não navegabilidade, declaração ambiental, todos os outros documentos necessários para o desmembramento, além de dar suporte para o cliente que dará sequência nesse projeto junto ao cartório.

Inovar Topografia – Empresa especializada em desmembramento de terras

A equipe Inovar Topografia se coloca à disposição para realizar o desmembramento de terras na região de Ribeirão Preto, Araraquara, Cravinhos, Sertãozinho, Jardinópolis, Cajuru, Jurucê, Batatais, Franca, toda região em um raio de 150 quilômetros de Ribeirão Preto.

Atuamos com o diferencial de sempre oferecer ao cliente qualidade excelente na execução de seus projetos, através do trabalho de profissionais especialmente qualificados na área, além de atuar com agilidade na realização de projetos.