Para a realização do cálculo de pilhas de volume, é preciso obrigatoriamente realizar um levantamento planialtimétrico detalhado de todo o material de interesse.

Os equipamentos utilizados podem ser tanto a estação total quanto o RTK, ou outro equipamento que forneça uma precisão aceitável neste tipo de levantamento.

Com a Estação, a medição pode ser feita com o prisma ou sem o prisma se possível; aumentando, assim,a produtividade e a precisão.

Superfícies base para o cálculo de volume

Para o cálculo de volume necessitamos de duas superfícies de uma base que é a primitiva, ou seja, superfície original de alteração do volume.

Quando calculamos uma pilha qualquer (de minério, amendoim, etc.) utilizamos como base o piso onde se foi acumulado e em outras superfícies utilizamos o Planialtimétrico original anterior à movimentação de terra.

A Inovar Topografia realiza cálculos de volume em corte ou aterro para diversas finalidades, nossa equipe de topografia fica localizada em Ribeirão Preto e atua principalmente em um raio de 200km. Atendemos esporadicamente serviços noutras regiões do Brasil.