Ao fechar um trabalho para a demarcação de obra (prédio, residência, galpão ou similar) é fundamental que sejam enviados os arquivos do projeto estrutural em formato para AutoCAD, com extensão“.dwg”, juntamente com o arquivo de locação. Este irá indicar os afastamentos em relação à rua, muros laterais ou qualquer outra estrutura que esteja próxima ao local a ser demarcado.Neste arquivo também estará representada a rotação exata da obra.

A partir disso, em campo realizamos um levantamento planimétrico ou até mesmo planialtimétrico, conforme a necessidade de cada obra nesta etapa. Este levantamento topográfico servirá para conferir se o projeto elaborado está compatível com o terreno e para definir os marcos de referência topográficos, os quais servirão de parâmetro para a implantação de toda obra. Devem ser instalados em locais estratégicos, permitindo uma boa visualização do local a ser demarcado o projeto.A intervisibilidade entre os pontos de visada é fundamental, uma vez que fazem parte de uma poligonal topográfica de precisão. Nesta poligonal será realizada a instalação e a orientação do equipamento topográfico (Estação Total).

Por mais improvável que seja, muitos projetos são elaborados apenas com a descrição de matrícula do terreno ou com dimensões informadas, sem realizar previamente o levantamento Topográfico Planialtimétrico Cadastral.

Próxima etapa após o levantamento topográfico

Em escritório, com o levantamento Topográfico Planialtimétrico no computador, é realizada a sobreposição dos projetos, afim de que seja efetuada a compatibilização de perímetros e afastamentos estabelecidos em projeto arquitetônico. Dessa maneira,temos dois caminhos para a próxima etapa:

1º – Se houve qualquer diferença de perímetro, como neste caso real: “Realizamos as etapas descritas anteriormente e identificamos que no perímetro de projeto não constava o baldrame e pilares.

Note que neste trecho foi identificado que será necessário adequar o projeto arquitetônico/estrutural e todos os demais, porque o levantamento topográfico primitivo não foi realizado ou foi realizado de forma incorreta. Neste caso, a equipe de topografia parou a obra toda para que o projeto fosse adequado, pois não poderia tirar o pilar do vizinho que sustentava um muro antigo, já colado em uma casa com mais de 50 anos.”

2º -O encaixe do projeto no levantamento de amarração, em conjunto com os pontos de referência, resultam em excelente qualidade ou o projeto arquitetônico e estrutural já foi corrigido; sendo necessário, após isso, demarcar as estacas (brocas) e eixos do projeto estrutural em campo.

Para confeccionar o arquivo de locação, fazemos uma seleção, aproveitando somente as feições que indicam as brocas e os eixos de projeto com suas respectivas nomenclaturas(A;B;C… 1;2;3…).Extraímos, assim, as coordenadas das brocas e inserimos um número para cada uma delas; isso facilitará o trabalho de dar baixa em quais brocas já foram demarcadas e quais não foram. A precisão de demarcação das brocas é de 7mm. O furo realizado pela perfuratriz,ou mesmo outro método,possui precisão baixa,por isso não é recomendado demarcar com 1mm.

Os eixos de projeto são demarcados em campo com o aplicativo“linha de referência(programa interno da Estação Total), com tolerância de 1mm de erro. A demarcação de obra é realizada fazendo-se leituras no mini prisma(refletor) e uma orientação do equipamento a cada 30 min, para certificar-se de que os eixos estão sendo demarcados corretamente. Dessa forma, há a garantia de que a Estação total não perdeu sua orientação inicial.

As demarcações de eixo são acompanhadas por uma versão impressa ou digital do projeto,conferindo-se com trena e certificando-se de que o projeto está bem demarcado. Isso porque uma demarcação de obra incorreta pode acarretar em prejuízos não somente ao proprietário da obra, mas a toda a equipe de projetos, empreiteiros etc.Realizamos diversos trabalhos com o uso da topografia, como por exemplo,demarcação de construção, locação de fundações, projetos de terraplenagem, demarcação em campo de quaisquer alinhamentos, nível ou áreas.

Se você busca qualidade em sua obra, precisão nas demarcações e deseja evitar qualquer demarcação de obra incorreta, contrate uma equipe de topografia renomada. Nós da Inovar Topografia atendemos em Ribeirão Preto, Cajuru, Serrana, Batatais, Bebedouro, Mococa, Casa Branca, Jardinópolis, Orlândia, Cravinhos, Pirassununga, Barrinha, Brodowski, Pontal, Pitangueiras, Jaboticabal, Monte Azul, Serra Azul, Catanduva, Franca, São Carlos, Matão, Araraquara, entre diversas outras cidades da região.