Home / Blog / A importância de um Levantamento Topográfico Planialtimétrico Cadastral e suas utilizações

A importância de um Levantamento Topográfico Planialtimétrico Cadastral e suas utilizações

Planialtimétrico Inovar Topografia

      O Levantamento Topográfico Planialtimétrico Cadastral é um levantamento topográfico realizado por um agrimensor ou topógrafo que busca representar com a maior precisão possível a porção de terra urbana ou rural em um Modelo Digital do Terreno (MDT), ou seja, é a representação plana das 3 dimensões do terreno com todos nos níveis encontrados na propriedade como altura de estradas e seus taludes de corte ou aterro, níveis de açude, desníveis das pastagens, plantações, cercas, currais, matas, brejos entre outros diversos itens que pode-se encontrar em uma propriedade. Em um lote calcula-se o desnível de todo o terreno para otimização da construção. Realizado o levantamento com profissional qualificado e habilitado, o agrimensor calcula e representa a propriedade como na imagem abaixo. Este levantamento foi realizado por mim (Luiz Henrique Peixoto, agrimensor), para estudo de um residencial.

Planialtimetrico8 alq

Observe que não apenas os níveis, mas também as áreas de brejo, pastagem, mata, comprimentos de cerca são todos representados. As curvas de nível representam a ligação de pontos de iguais níveis  na propriedade.

Para que serve um Levantamento Planialtimétrico Cadastral?

De forma simples e prática, sempre que necessitasse saber o desnível entre quaisquer pontos da propriedade.

Ex.1: Na Agropecuária.

Utiliza-se para a confecção do Projeto e implantação de Irrigação ou fertirrigação (café, milho, cana-de-açúcar, figo, laranja, limão, etc.

Praticamente impossível realizar um bom projeto de Irrigação sem conhecer o desnível do terreno, é com o Planialtimétrico Cadastral realizado pelo Topógrafo que se dimensiona o tamanho da bomba/motor, além da extensão das tubulações, número de conexões e implantação de curvas de nível in loco para conservação do solo.

Estudo de melhor uso e ocupação do solo.

Com o levantamento topográfico Planialtimétrico Cadastral realizado pelo topógrafo o proprietário, pode estudar com precisão a declividade dos trechos da propriedade antes de iniciar efetivamente seu projeto. Assim definimos onde pode ser mecanizado ou não, onde será melhor área de plantio de X ou Y cultura, área para pastagem, ou identificação de algum tipo de empreendimento dependendo da localização e potencial da região.

Levantamento Planialtimétrico Cadastral para Construção.

É base para o trabalho de qualidade de qualquer arquitetos, engenheiros civis e construtoras para construção de Casas, sobrados, prédios, loteamentos, residenciais, Estações de tratamento de esgoto, complexos industriais, abertura de estradas, vicinais, ruas, avenidas, rodovias, implantação de rede de esgoto, rede de água, oleoduto, gasoduto, pontes, viadutos, barragem, construção de lagos, açudes, PCH (Pequena Central Hidrelétrica), extração de minérios, utilizado também em pedreiras entre muitas outras finalidades.

Essencial para o bom planejamento de todas as construções, o Planialtimétrico nortea os projetos, pois é a representação do terreno em formato digital.

Assim é possível calcular os quantitativos de corte, aterro, custo das movimentações de terra, estudo da viabilidade do projeto, estudo do melhor traçado para estradas, cálculo e simulação de projetos antes de ir a campo executar. Com o investimento em um levantamento Planialtimétrico de qualidade como o que fazemos na Inovar Topografia o empreendedor irá otimizar seus custos e evitar surpresas no terreno ao implantar sua obra. A Inovar Topografia & Geodésia ciente da importância do trabalho realiza seus levantamentos com qualidade, precisão e possui alta responsabilidade de seus topógrafos.

Para os Levantamentos menores em lotes o arquiteto utilizará para confeccionar o melhor projeto aproveitando o máximo a topografia do terreno já encontrada, seja em aclive ou declive, possibilitando ou não um porão ou a casa em um nível mais elevado da calçada como nos projetos de casas nos Estados Unidos.

Nos loteamentos e residenciais o Planialtimétrico será a base o projeto Urbanístico, projeto de terraplenagem, projeto de água, esgoto, drenagem, pavimentação, APP’s, acessos ao empreendimento, por consequência irá refletir no projeto de iluminação, Projeto paisagístico, localização horizontal e vertical de nível de travessias e pontes, enfim um Levantamento Planialtimétrico Cadastral irá refletir em todo estudo e viabilidade do loteamento ou residencial. Obs.:Um levantamento de baixa qualidade e precisão, não irá impedir ou atrapalhar na confeccionar dos projetos, mas sim irá ser descoberto na hora de ir a campo implantar. Em que o que foi projetado não condiz com o que se encontra in loco.  Isso refletirá em mais horas de revisões de projeto, improviso em campo, horas de máquinas e consequentemente na margem de lucro. O valor de um Planialtimétrico Cadastral é baixo se analisarmos a responsabilidade e aplicabilidade do mesmo. O empreendedor irá economizar contratando este trabalho, pois assim reduzirá imprevistos, custos e todos projetos serão projetados em cima de uma base real.

Realizamos o Planialtimétrico para empreendimentos maiores ou conforme exigência de órgão com a Implantação de marcos Georreferenciados. Iremos tratar de mais detalhes da importância dos marcos em obra em outro artigo.

Agrimensor Luiz Henrique Peixoto, proprietário da Inovar Topografia e Geodésia.

Inovar Topografia & Geodésia – A Solução na medida Certa.

A Inovar topografia realiza levantamentos topográficos em Ribeirão Preto, em Cajuru, em Serrana, em Batatais, em Bebedouro, em Mococa construção, locação de fundações, projetos de terraplenagem e demarcação em campo de quaisquer alinhamentos, nível ou áreas. Atuamos também em Casa Branca, em Jardinópolis, em Orlândia, em Cravinhos, em Pirassununga, em Barrinha, em Brodowski, em Pontal, em Pitangueiras, em Jaboticabal, em Monte Azul, em Serra Azul, em Catanduva, em Franca, em São Carlos, em Matão, em Araraquara, em Santa Rosa do Viterbo, em Altinópolis, em São Joaquim da Barra, em Santo Antônio da Alegria, em Tambaú, em Santa Rita do Passa Quatro, em Luís Antônio, em Viradouro, em Morro Agudo, em Guaxupé, em Muzambinho, em Juruaia, em Caconde, em São Sebastião do Paraíso, em Monte Santo de Minas, em Itamogi, em Guaranésia, em São Pedro da União, em Jacuí, em São Tomás de Aquino, em Itirapuã, em Patrocínio Paulista entre outras cidades da região.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *